sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Mulher Dá à Luz Quíntuplos em Goiânia; Chance é de Uma em 40 Milhões

Nasceram na manhã desta quinta-feira (9) no Hospital Materno Infantil, em Goiânia, os bebês quíntuplos da costureira Rosivan Rodrigues da Silva, 33.
Guilherme, Lucas, Gustavo, Amanda e Jéssica pesam entre 860 gramas e 1,25 quilos e têm, em média, 37 centímetros cada. Todos estão em incubadoras na UTI do hospital e respiram por aparelho. O estado de saúde dos bebês é considerado grave.
Rosivan estava grávida de pouco mais de seis meses e começou a sentir contrações à 1h50 de hoje. Dez minutos depois, a bolsa se rompeu. Ela foi levada às pressas da casa onde mora com a irmã e o cunhado, em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital, para o hospital.
No caminho, eles pediram apoio de uma equipe da Polícia Militar para encurtar o tempo até o hospital. “Foi uma correria, parecia cena de filme”, relata o cunhado de Rosivan, Emivaldo Alves Batista.
O parto teve início às 6h27. Participaram da equipe dois obstetras, um anestesista, cinco pediatras e quatro enfermeiras. A cesariana durou cerca de uma hora e meia. A diferença entre o nascimento de cada um dos bebês é de apenas alguns minutos. Eles foram direto para a incubadora. A mãe já está no quarto e deve ter alta na semana que vem.
Segundo o médico Zacharias Calil, o que mais preocupa é o sistema respiratório dos bebês. Como eles têm baixo peso, a capacidade pulmonar está comprometida. Ainda não há previsão de quanto tempo eles ficarão na UTI. “Temos que monitorar a respiração e esperar que eles ganhem peso”, afirma Calil.Raridade
A gravidez de Rosivan é considerada raríssima. A probabilidade é de que aconteça em uma a cada 40 milhões de mulheres. O que mais chama a atenção é que nem ela, nem o marido, que é de Ji-Paraná (RO), fizeram tratamento de fertilidade. Eles estão casados há 10 anos e tinham planejado a gravidez.
Assim que soube que estava grávida, no começo do ano, a costureira se mudou para Goiânia, onde vive sua família. A primeira ultrassonografia, em março, revelou que ela esperava três filhos. Dois meses depois, um novo exame revelou a presença de mais um bebê. O quinto só foi descoberto na terceira ultrassonografia.
Para a irmã de Rosivan, Delmária Rodrigues, o nascimento dos sobrinhos é um milagre. “Nosso medo é de que tivesse algum problema no parto, mas tudo correu bem.” Maria de Nazareth Rodrigues, mãe da costureira e avó dos quíntuplos, calcula que serão usadas cerca de 2.000 fraldas por mês.
Desde a descoberta da gestação de quíntuplos, a família vem recebendo diversas doações. As ajudas vêm de entidades beneficentes e de empresas privadas. A CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) criou uma conta corrente para que sejam feitas contribuições em dinheiro. Uma cooperativa de crédito também está arrecadando fundos para dar uma casa à família.
Delmária diz que a irmã vai ficar em Goiânia nos primeiros meses. Só depois, decidirá se vai se mudar para a capital. “Vai depender se ela e o marido conseguirem emprego e se tiverem casa para morar”, afirma.


Fonte:
Uol


Nenhum comentário:

Postar um comentário