sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Como nos EUA, lojas brasileiras fazem tradicional dia de promoções nesta sexta-feira
Descontos da Black Friday também podem ser aproveitados pela internet
Multidão em Nova York invade lojas em busca de promoções do tradicional dia de descontos Black Friday
A comemoração do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos toma cada vez mais corpo no Brasil, que passou a importar, também, algumas tradições comerciais, como as megaliquidações.
O Black Friday (Sexta-feira negra, em tradução livre), que ocorre após o feriado norte-americano, é o dia mais esperado para compra de produtos, especialmente eletrônicos, com descontos que podem chegar a 90%. Com a estratégia de limpar os estoques para as festas do final de ano, as lojas trocam as etiquetas promocionais, antes vermelhas, por outras pretas, indicando o corte ainda mais acentuado dos preços.
No Brasil, a megaliquidação foi anunciada pelo hipermercado Extra, do grupo Pão de Açúcar. O gigante do varejo vai se antecipar ao concorrente americano Walmart e será a primeira grande rede do país a aderir ao evento de marketing representado pelo Black Friday. A espectativa da rede é de que nesta sexta-feira (25), os descontos de até 70% causem filas em todas as lojas participantes.
O Extra prometia abrir hoje às 4 horas da manhã e fechar à meia-noite, antecipando as vendas de Natal e chamando o consumidor, antes de ele gastar com os concorrentes, endividando-se.
O evento será acompanhado de uma forte campanha na mídia, com comerciais de um minuto no horário nobre da televisão.
A rede também promete conceder condições satisfatórias de crédito, como o primeiro pagamento em fevereiro e a ampliação do limite nos cartões Extra, que pode chegar até a 100%.
O diretor de operações de varejo para São Paulo do Pão de Açúcar, Geraldo Monteiro, disse, em nota, que os estoques foram reforçados para atender a demanda de consumidores em busca dos descontos.
Confira também
Feriado tradicional é ameaçado pela maratona de compras
Compradores acampam há 12 dias em frente de loja
Obama "perdoa" perus de Ação de Graças
Liquidação Online
As principais lojas online do país também participam das promoções, que podem ser aproveitadas por consumidores brasileiros que possuam cartão de crédito internacional.
No Brasil, o Black Friday foi realizado pela primeira vez em 2010, por iniciativa do comércio eletrônico, liderado pelo site Busca Desconto, que vai repetir a versão on-line do evento nesta sexta, com uma estrutra bem maior que a do ano passado.
A partir da meia-noite de hoje, mais de 50 lojas virtuais prometiam fazer parte do Black Friday do site Busca Descontos. Dentre eles Americanas.com, Brastemp, Brinquedos Laura, Babyemcasa, Camiseteria, Compra – Fácil, Calçado online, Dafiti, Myplace, Meu amigo Pet, Netshoes, Safari Shop, Submarino e Submarino Viagens.
Ano passado, a liquidação foi considerada excepcional, contando com a participação de cerca de 25 operações de comércio eletrônico, mesmo sem propaganda ou tradição. Segundo o CEO do Busca Descontos, Paulo Eugenio, cerca de 60 mil consumidores se cadastraram, movimentando R$ 3 milhões.
- O primeiro Black Friday teve picos de 10 mil acessos por segundo, mostrando aos varejistas que a data representa uma ótima oportunidade para fazer negócios e se relacionar com o consumidor
Compras no exterior
A própria megaliquidação de sexta-feira (25), nos Estados Unidos, contará, certamente, com a presença de mais brasileiros que, tradicionalmente, vão para lá para fazer compras. Nesse período do ano, por exemplo, boa parte passou a viajar só para comprar - um movimento que reflete a supervalorização do real e o aumento interno de preços.
Para se ter uma ideia, os gastos dos brasileiros, nos Estados Unidos, registraram um crescimento de 250%, desde 2003, só perdendo para as despesas feitas por turistas chineses e britânicos, segundo um levantamento do próprio Departamento de Comércio dos Estados Unidos, a que teve acesso o jornal Folha de São Paulo.
Assim, em média, cada turista brasileiro gasta, em compras, um pouco mais que R$ 11 mil (US$5.918) na vizinha América.
Cuidado com as taxas
Para quem está no exterior ou comprando em sites de lá, é preciso ter cuidado com as novas alíquotas do IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) incidentes sobre cada compra no exterior. Compras realizadas em um cartão convencional internacional são taxadas em 6,38%.
Quem estiver nos EUA, a melhor opção é usar cartões pré-pagos, disponibilizados pelos bancos. Enquanto as compras realizadas em um cartão convencional internacional são taxadas em 6,38%, quem usar o cartão pré-pago só pagará 0,38% sobre cada transação. A regra também é válida para quem compra pela internet com cartão internacional.
A mesma alíquota também é cobrada quando a compra é paga por meio de cartões de débito convencionais, traveller checks ou dinheiro.
Os especialistas são unânimes em dizer para evitar a moeda em espécie. Vale a dica: dinheiro vivo, só para um café no aeroporto e o táxi até o hotel, se for o caso.Fonte: http://noticias.r7.com/economia/noticias/como-nos-eua-lojas-brasileiras-fazem-tradicional-dia-de-promocoes-nesta-sexta-feira-20111125.html
Marcadores:
black friday,
brasileiras,
desconto,
descontos,
EUA,
fazem,
lojas,
promoção,
tradicional
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário