quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Malária chegou à América do Sul com os navios negreiros, diz estudo.

Uma pesquisa feita da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriu que a malária chegou à América do Sul no porão dos navios negreiros, durante o tráfico de escravos africanos para as plantações no Brasil e em outros países do continente.
A disseminação da doença, que afeta meio bilhão de pessoas em todo mundo a cada ano, era objeto de debate entre os pesquisadores.
A propagação da doença nas Américas por meio dos escravos africanos ou dos colonizadores europeus já era uma possibilidade aventada. Até agora, no entanto, hão havia evidências científicas sobre a chegada da malária ao continente.
A descoberta feita pela equipe do professor Francisco Ayala, que colheu amostras de sangue humano infectado em 24 regiões afetadas, na África, no Oriente Médio, no Sudeste Asiático e na América do Sul.
Os detalhes do estudo estão na publicação Proceedings of the National Academy of Science (PNAS).
A malária infecta meio bilhão de pessoas por ano nas regiões tropicais e mata mais de um milhão.
Diferença genética
Até o momento, são conhecidas cinco espécies de parasitas causadores da doença. O mais letal e presente na maioria das regiões afetadas é o Plasmodium falciparum.
A análise de DNA mostrou que na América do Sul existem duas subdivisões do parasita. Uma delas presente na selva colombiana. A outra afeta populações da Guiana Francesa, Brasil e Bolívia.
Os exames mostraram que os dois tipos genéticos do Plasmodium falciparumforam introduzidos nessas regiões de forma independente, entre os séculos 16 e 19, durante o período do tráfico negreiro.
O professor Ayala diz que "algumas pessoas argumentam que a doença existia na região há milhares de anos".
"O que mostramos, claramente, é que a malária maligna está na América do Sul há uns 300 ou 500 anos", diz.
Implicação para a saúde
Para o pesquisador, mais do que interesse histórico a descoberta pode ter “implicações importantes para a saúde”.
"A descoberta revela a influência da migração humana na diversidade genética do Plasmodium falciparum", diz.
A doença é endêmica em regiões tropicais, sobretudo na África, na Ásia e em partes das Américas, atingindo sobretudo populações mais pobres. Mais de um milhão de pessoas morrem a cada ano vítimas da malária.
Segundo Ayala, os resultados "podem explicar a resistência da malária aos medicamentos".
Os cientistas já apontavam que o parasita Plasmodium falciparum tivera origem na África. Alguns estudos sugeriram que a doença se espalhou junto com o Homo sapiens.
Uma das teorias levantadas era a de que o Plasmodium falciparumteria se alastrado pelas regiões tropicais e subtropicais há 6 mil anos.
O surgimento das sociedades agrícolas, então estabelecidas em um local determinado, fizeram aumentar a propagação de mosquitos e, consequentemente, da malária.




2 comentários:

  1. Adorei teu blog!!!
    Interesso-me por assuntos surpreendentes, chega de mesmices!!!!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. que possamos entender como são tiradas vidas do nosso planeta,e como são colocadas de volta.com marcas no perispirito para serem tratadas.boa noite.

    ResponderExcluir