quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Prisões de Ruanda usam fezes de presidiários para gerar energia.

Prisões de Ruanda usam fezes de presidiários para gerar energia.
As 14 prisões de Ruanda apostaram em uma solução inusitada para reduzir os custos energéticos e proteger a selva nativa do país. Elas estão usando fezes humanas como biocombustível, que responde por 75% do gás que abaste as cozinhas. As fornalhas dos cárceres dependem de uma produção constante de fezes, o que os presídios conseguem fornecer sem maiores dificuldades.
Ruanda está realizando um experimento inovador em suas penitenciárias.
O país conta com 14 grandes prisões e, a fim de economizar recursos energéticos, resolveu fazer com que as fezes produzidas pelos presidiários sirvam como fonte para o biogás usado nas cozinhas dos centros de detenção.
Os excrementos são mesclados com fezes de vaca, armazenados dentro de câmaras e depois transformados em um biogás que é alimentado por meio de um sistema de tubulação desenvolvido pelos próprios presidiários.
A estimativa é de que, se bem-sucedido, o projeto possa propiciar um corte de gastos equivalente a US$ 1,7 milhão (cerca de R$ 3,1 milhões).


Um comentário:

  1. deveriam fazer isso aqui no brasil, já que nós é que pagamos a energia usada nos presídios, aliás pagamos tudo para o presidiário. essa seria uma soluçao para economizar energia.

    ResponderExcluir