sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Como nos EUA, lojas brasileiras fazem tradicional dia de promoções nesta sexta-feira


Descontos da Black Friday também podem ser aproveitados pela internet
Multidão em Nova York invade lojas em busca de promoções do tradicional dia de descontos Black Friday
A comemoração do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos toma cada vez mais corpo no Brasil, que passou a importar, também, algumas tradições comerciais, como as megaliquidações.
O Black Friday (Sexta-feira negra, em tradução livre), que ocorre após o feriado norte-americano, é o dia mais esperado para compra de produtos, especialmente eletrônicos, com descontos que podem chegar a 90%. Com a estratégia de limpar os estoques para as festas do final de ano, as lojas trocam as etiquetas promocionais, antes vermelhas, por outras pretas, indicando o corte ainda mais acentuado dos preços.
No Brasil, a megaliquidação foi anunciada pelo hipermercado Extra, do grupo Pão de Açúcar. O gigante do varejo vai se antecipar ao concorrente americano Walmart e será a primeira grande rede do país a aderir ao evento de marketing representado pelo Black Friday. A espectativa da rede é de que nesta sexta-feira (25), os descontos de até 70% causem filas em todas as lojas participantes.
O Extra prometia abrir hoje às 4 horas da manhã e fechar à meia-noite, antecipando as vendas de Natal e chamando o consumidor, antes de ele gastar com os concorrentes, endividando-se.
O evento será acompanhado de uma forte campanha na mídia, com comerciais de um minuto no horário nobre da televisão.
A rede também promete conceder condições satisfatórias de crédito, como o primeiro pagamento em fevereiro e a ampliação do limite nos cartões Extra, que pode chegar até a 100%.
O diretor de operações de varejo para São Paulo do Pão de Açúcar, Geraldo Monteiro, disse, em nota, que os estoques foram reforçados para atender a demanda de consumidores em busca dos descontos.
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Liquidação Online
As principais lojas online do país também participam das promoções, que podem ser aproveitadas por consumidores brasileiros que possuam cartão de crédito internacional.
No Brasil, o Black Friday foi realizado pela primeira vez em 2010, por iniciativa do comércio eletrônico, liderado pelo site Busca Desconto, que vai repetir a versão on-line do evento nesta sexta, com uma estrutra bem maior que a do ano passado.
A partir da meia-noite de hoje, mais de 50 lojas virtuais prometiam fazer parte do Black Friday do site Busca Descontos. Dentre eles Americanas.com, Brastemp, Brinquedos Laura, Babyemcasa, Camiseteria, Compra – Fácil, Calçado online, Dafiti, Myplace, Meu amigo Pet, Netshoes, Safari Shop, Submarino e Submarino Viagens.
Ano passado, a liquidação foi considerada excepcional, contando com a participação de cerca de 25 operações de comércio eletrônico, mesmo sem propaganda ou tradição. Segundo o CEO do Busca Descontos, Paulo Eugenio, cerca de 60 mil consumidores se cadastraram, movimentando R$ 3 milhões.
- O primeiro Black Friday teve picos de 10 mil acessos por segundo, mostrando aos varejistas que a data representa uma ótima oportunidade para fazer negócios e se relacionar com o consumidor
Compras no exterior
A própria megaliquidação de sexta-feira (25), nos Estados Unidos, contará, certamente, com a presença de mais brasileiros que, tradicionalmente, vão para lá para fazer compras. Nesse período do ano, por exemplo, boa parte passou a viajar só para comprar - um movimento que reflete a supervalorização do real e o aumento interno de preços.
Para se ter uma ideia, os gastos dos brasileiros, nos Estados Unidos, registraram um crescimento de 250%, desde 2003, só perdendo para as despesas feitas por turistas chineses e britânicos, segundo um levantamento do próprio Departamento de Comércio dos Estados Unidos, a que teve acesso o jornal Folha de São Paulo.
Assim, em média, cada turista brasileiro gasta, em compras, um pouco mais que R$ 11 mil (US$5.918) na vizinha América.
Cuidado com as taxas
Para quem está no exterior ou comprando em sites de lá, é preciso ter cuidado com as novas alíquotas do IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) incidentes sobre cada compra no exterior. Compras realizadas em um cartão convencional internacional são taxadas em 6,38%.
Quem estiver nos EUA, a melhor opção é usar cartões pré-pagos, disponibilizados pelos bancos. Enquanto as compras realizadas em um cartão convencional internacional são taxadas em 6,38%, quem usar o cartão pré-pago só pagará 0,38% sobre cada transação. A regra também é válida para quem compra pela internet com cartão internacional.
A mesma alíquota também é cobrada quando a compra é paga por meio de cartões de débito convencionais, traveller checks ou dinheiro.
Os especialistas são unânimes em dizer para evitar a moeda em espécie. Vale a dica: dinheiro vivo, só para um café no aeroporto e o táxi até o hotel, se for o caso.Fonte: http://noticias.r7.com/economia/noticias/como-nos-eua-lojas-brasileiras-fazem-tradicional-dia-de-promocoes-nesta-sexta-feira-20111125.html

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